sexta-feira, 28 de março de 2014

O machismo te choca?


Saiu essa semana o resultado da pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) que diz que a maior parte do país concorda total ou parcialmente com a culpabilização das vítimas de estupro.
Os entrevistados deveriam dizer o quanto concordam com algumas afirmações, entre elas:

"Mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas" - apenas 24% tem a decência de discordar totalmente desse absurdo.
"Se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros" - quanto a isso apenas 30% discorda totalmente.

Aqui aponto apenas o número de pessoas que discorda totalmente dessas afirmações por um motivo simples: todas as outras pessoas estão sendo exemplarmente machistas. Quais motivos alguém teria para não discordar dessas frases? Mesmo aqueles que dizem não ter uma opinião formada estão agindo de forma, no mínimo, muito preconceituosa, com um machismo velado, tão típico.


Ninguém perderia nada em declarar um posicionamento que vai contra essas afirmações. Ou será que perderia? São afirmações como essas que reafirmam uma série de "privilégios" que os homens ainda têm em relação às mulheres. Quando é dito que uma mulher merece ser atacada não se trata de uma simples opinião. Essas mulheres são atacadas diariamente e esse discurso está legitimando e justificando essas ações.

Quando uma mulher sai de casa de shorts para ir ao mercado, quando ela usa um decote em uma festa, quando a saia não mede o tamanho padrão de "mulheres decentes", ela é atacada. E quando ela atende todas as expectativas dessa sociedade machista e se comporta como uma "mulher decente", o número de estupros não diminui e ela também é atacada.

Segundo o mesmo Ipea mais de 50% das vítimas de estupro no Brasil tem menos de treze anos. De acordo com essas opiniões eu imagino que eram crianças bastante provocantes, mal comportadas e que mostravam o corpo, correto? Imaginei que não. E quando essa vítima é um menino? Bom, só 11% das vítimas de estupro são do sexo masculino, mas imagino que de alguma forma esses casos também sejam culpa de alguma mulher que não soube se comportar, já que 70% do nosso país não discorda de que essa seja a causa dos estupros.

Outro dado importante que o Ipea ofereceu é o de que mais de 60% dos estupradores conheciam suas vítimas. O que também não é novidade para ninguém, mas que explica muito bem as opiniões dos brasileiros. Se pessoas são estupradas é porque existem estupradores e eles são homens comuns, homens que comentam que acham essas opiniões absurdas, como também os homens que responderam essas pesquisas. Nada mais previsível do que alguém que culpabiliza a mulher pelos casos de estupro, estuprar suas próprias conhecidas quando acha que elas merecem.

O que os números evidenciam é somente um fato: o machismo não pode chocar ninguém. Ele é um dado muito antigo, muito tradicional, que cada geração herda da anterior. Todos nós sabemos que mulheres sofrem muitos tipos de violência e são vistas como culpadas. Não é só a "mulher de bandido" que apanha, não é só a "mulher promíscua" que sofre violência sexual, não é só a "mulher provocante" que é assediada na rua. Isso não acontece só com as mulheres que tem a "audácia" de frequentar espaços públicos a noite. Mas principalmente, minha gente, estupradores não são os maníacos do parque. São seus pais, namorados, amigos, colegas de trabalho e de classe. São aqueles que foram ouvidos nessa pesquisa e são aqueles que se dizem chocados com ela. E claro, esse discurso tão arraigado a mentalidade brasileira também é um estuprador.

Nenhum comentário :

Postar um comentário